sábado, 23 de abril de 2011

Atividades do filme RIO - Parte 1


Você já levou sua turminha ao cinema para assistir o filme RIO? No YouTube é possível acessar um canal com cenas exclusivas e o trailer oficial. Veja aqui: http://www.youtube.com/rioofilme

1) Se vocês já assistiram o filme podem reconstruir a história coletivamente com os alunos pequenos (em fase de alfabetização) ou através de ilustrações.



2) Se você ainda não viu, pode acessar o canal oficial do filme no YouTube (http://www.youtube.com/rioofilme) para ver o trailer oficial e cenas exclusivas. Depois tentem escrever a história, imaginando o que aconteceu com Blu, a ararinha-azul. Assim que o filme sair em DVD é possível comparar a versão criada com a original.


3) Os personagens da história são um show a parte. Muitas atividades podem ser realizadas com eles. No site oficial (http://www.rio-ofilme.com.br) há uma breve descrição de cada um.
a) Sorteie um personagem para cada aluno fazer sua descrição.
b) Construa fantoches de palitos para que os alunos apresentem os personagens, lendo a descrição feita ou descrevendo oralmente suas características - explore a oralidade com os pequenos.
c) Os alunos podem desenhar os personagens. recortar e colar nos palitos para confeccionarem seus próprios fantoches. Ou use imagens prontas com os menores.


4) Ainda com os personagens dá para criar atividades de alfabetização, recortando e colando o nome deles e frases sobre suas caraterísticas.



5) Também é possível crir quebra-cabeças com as imagens do filme. Eu uso o Dumpr Puzzle para isso. Essa atividade pode ser feita no Laboratório de Informática da escola.




Confira as outras atividades aqui:

  • Parte 2
  • Parte 3
  • Parte 4

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: