quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Atividade para o Carnaval - Parte 2


Nada melhor do que comemorar esses dias de folia com literatura infantil! O livro A Escola do Cachorro Sambista, de Felipe Ferreira, apresenta o simpático cachorro Sambista que mora na quadra da Escola de Samba Unidos do Batuque e conta o dia a dia da sua escola cujo enredo é "A história de Dona Baratinha". Sensasional! A história conduz o leitor na descoberta de como funciona uma escola de samba: desde a definição do tema para o desfile de Carnaval até o dia de mostrá-lo na avenida. O autor mistura ficção e fatos históricos sobre a história do samba no Brasil e os grandes atores, recuperando o valor cultural do samba brasileiro que acaba esquecido diante de tanta mídia, não é?

::ALGUMAS IDEIAS::


1) LINGUAGEM: comparar as diversas linguagens apresentadas no texto: narrativa e informativa. Fazer cópias do livro para, em grupos, recortar os diferentes trechos e destacar com canetas coloridas as principais diferenças. Fazer um painel na sala de aula depois de cada grupo apresentar as conclusões oralmente.


2) CONTAÇÃO: resgatar a história da Dona Baratinha, enredo da escola de samba. Há muitas sugestões de atividades na rede sobre essa história, clique aqui.


3) VOCABULÁRIO: explorar as palavras características do Carnaval, compreendendo o sentido cultural dessa festa popular. Dá para fazer um mini-dicionário ilustrado da turma: cada um/dupla faz uma página.


4) HISTÓRIA: resgatar fatos que marcaram as mudanças nos desfiles das escolas de samba. Comparar com a história do Carnaval da sua cidade: como é o carnaval aqui? Você participa de alguma escola de samba?


5) MÚSICA: fazer uma enquete sobre os sambas preferidos da turma: sambas-enredo, marchinhas, etc. Depois de cantar e dançar, construir um gráfico com essas informações.


6) SAMBA-ENREDO: criar uma paródia ou samba-enredo a partir de outro conto famoso e de interesse da turma, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho.


::PARA SABER MAIS::


Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: