segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Uso seguro da internet na escola - Parte 1

Sempre nos preocupamos sobre o uso da Internet na escola. Mas afinal, qual é o nosso papel nesse contexto? O que cabe ao professor? Eu já escrevi sobre o assunto aqui, aqui e aqui.

Inspirada pelo meu colega Alexandre que fez uma palestra sobre Segurança e legalidade: Internet e outras mídias, fui buscar outros materiais sobre o assunto porque acredito que devemos achar o caminho entre a legalidade e as possibilidades que a rede nos oferece.

POR ONDE COMEÇAR?

Eu gosto de CONVERSAR com os alunos sobre o assunto, afinal a mídia tem nos bombardeado com notícias que podem provocar o debate.

COM OS PEQUENOS:
  1. Organize uma roda para conversar.
  2. Pergunte às crianças o que elas costumam fazer na internet - em casa e na escola.
  3. A partir da histórias dos pequenos formule questionamentos para analisar como elas reagiriam, por exemplo: se você receber uma mensagem estranha quando estiver em um site de jogo virtual?
  4. Tenha imagens que representem diferentes situações de risco ou usuais como copiar e colar conteúdos. Existem diversas cartilhas para ajudar.
  5. Provoque a reflexão e deixe que eles exponham espontaneamente seu posicionamento.
  6. No final, de forma crítica e a partir das considerações dos pequenos, construam de forma coletiva as Regras de uso da internet na escola. O que eu posso fazer e o que eu devo evitar?

COM OS MAIORES:
  1. Faça uma seleção de notícias sobre o assunto em jornais impressos e virtuais junto com seus alunos.
  2. Compartilhem essas informações no mural da sala de aula, em um painel ou blog da escola.
  3. Dê um tempo para que as pessoas envolvidas (alunos, pais, professores) se apropriem das informações e, quem sabem, façam suas contribuições incluindo novas notícias, por exemplo.
  4. Organize uma roda de conversa sobre o assunto, resgatando os fatos apresentados nas notícias.
  5. Provoque a reflexão dos alunos pedindo o que eles fariam se estivessem nessa situação ou emitindo pareceres sobre as notícias.
  6. A partir das ideias dos alunos construa as Regras de uso da internet na escola. Definam de forma coletiva quais são as condutas aceitáveis na escola como, por exemplo, acessar sites educativos.
MATERIAL DE APOIO

Os links abaixo podem ajudar:
http://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas

http://www.microsoft.com/pt-br/security/default.aspx

http://www.internetsegura.org/nsegura/filhos_mantenha_familia.asp

http://cartilha.cert.br/
ESSE ASSUNTO
CONTINUA AQUI

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: