quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Atividades com medidas de tempo: dia e noite - Parte 02

Construir a noção de tempo exige paciência e trabalho contínuo. Por isso separei uma série de sugestões para serem trabalhadas durante todo o ano. Gosto muito de explorar a literatura infantil, pois ela aborda temas interessantes de uma forma indireta.

Separei alguns livros que tratam desse assunto. Começo por um que fez parte da minha infância:



Disponível em
http://miriamluiza.blogspot.com.br/2010/10/dia-e-noite.html
  • Fazer um gráfico para ver se as crianças gostam mais do dia ou da noite.
  • Listar o que costumamos fazer de dia e a noite. Pode ser de forma coletiva em um papel pardo, em grupos ou individualmente.
  • Construir um painel ilustrando o que fazemos durante o dia e a noite, utilizando recortes ou desenhos feitos pelos alunos.
  • Pesquisar os hábitos das famílias: o que costumam fazer diariamente?
  • Explorar o relógio, marcando as horas do dia e da noite.
  • Ilustrar a história: http://ja2guilherminablos.blogspot.com.br/2011/09/ilustracao-do-livro-dia-e-noite.html



“Dia e Noite”
Mary França e Eliardo França
Não sei se gosto do dia.
Não sei se gosto da noite.
De dia, eu posso brincar.
Mas de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso balançar.
Vou alto, bem alto, no meu balanço.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah!...
de noite, eu posso sonhar.
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite. 
  • Gravar as crianças contando a sua versão da história. Publicar na internet como podcast.

Outros posts sobre o assunto:



2 pessoas deixaram comentários!:

Míriam Luiza disse...

Quando coloquei as fotos deste livro em meu blog, pensei em eternizar momentos que passei com minhas filhas ainda pequenas. Fico feliz por ir muito além disto. Obrigada por compartilhar estas fotos, meu post e meu blog. Gostei do seu roteiro de estudos do tempo para os pequenos. Abraços!

Anônimo disse...

Sensacional!
Parabéns
Cleo