quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Atividades com medidas de tempo: hora - Parte 01

Você sabe como surgiram as horas? Os babilônios, entre 1950 a.C. e 539 a.C., na Mesopotâmia, foram os primeiros a marcar a passagem do tempo. Foi através de um relógio de sol que eles dividiram o dia em 12 partes e depois em 24.

Vamos repetir essa experiência construindo um relógio de sol? O Guia Prático da Educação Infantil nos ensina como fazer:

Clique aqui para acompanhar o passo a passo.

"Os povos antigos construíam relógios de Sol para medir a passagem do tempo, pela observação da posição do Sol. Eles notavam a sombra que o Sol provocava nos objetos em cada período do dia."


::CURIOSIDADES::

A Revista Mundo Estranho traz um artigo muito curioso "Quem definiu o tamanho das horas e dos minutos?" escrito pela Sheila Miranda.

DIA
Os babilônios precisavam medir o tempo em frações menores que o dia e a noite. Para isso, inventaram o primeiro relógio da humanidade, o relógio de sol. Ainda não dava para marcar as horas com precisão, mas a trajetória da sombra separava o dia em 12 partes. Com o mesmo raciocínio, dividiram a noite também.
 
HORA
A definição de horas, minutos e segundos era conhecida desde os babilônios, mas demorou até alguém medir o tempo com precisão. O relógio mecânico só surgiu no século 14 e atrasava 15 minutos por dia – um dia a cada três meses! Em 1656, com o relógio de pêndulo, o atraso diminuiu para um minuto por semana.
 
OUTRAS MEDIDAS
Com o avanço tecnológico, surgiu a necessidade de medir intervalos de tempo menores. É o caso do microssegundo (milionésima parte de um segundo), do femtossegundo (1 quatrilhão de vezes menor que um segundo) e do attossegundo (mil quatrilhão de vezes menor que um segundo), o menor tempo já medido por cientistas
Membros da Revolução Francesa tentaram emplacar um sistema decimal para medir o tempo – a fim de uniformizá-lo com as medidas de distância


::ATIVIDADES::

Além da experiência há muitas atividades para fazer com os alunos na sala de aula. Veja algumas sugestões:

http://colorir-desenho.com/medidas-de-tempo-para-imprimir

http://brincandocomcores.blogspot.com.br/2009/09/atividades-de-matematica-medidas-de.html

http://ideiacriativaensinofundamental1.blogspot.com.br/2011/12/atividade-medida-de-tempo-projeto-circo.html

http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/2012/02/o-relogio.html

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: