quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Atividades com medidas de tempo: RELÓGIO

Usamos o relógio para acompanhar a passagem do tempo. Sugeri outras atividades com ele aqui e aqui, integrando com a Matemática e a Literatura, respectivamente. E quem sabe trabalhar com a Arte?

A obra A persistência da Memória de Salvador Dali é um excelente exemplo. Observem a obra e falem espontaneamente sobre as diversas interpretações. Pesquisem na internet mais sobre esse artista e a tela, pintada em 1931 depois de um jantar. Dá para acreditar que Dali se inspirou em um queijo?

          Outras ideias...

1) Crie uma trilha sonora para acompanhar a observação da tela. Os alunos pordem produzir um vídeo ou um podcast com a produção. Veja como poderá ficar:


2) Modele a tela em 3D. Há inúmeros programas que podem ajudar, mas se você trabalha com crianças pode fazer com massa de modelar e filmar em diferentes ângulos. Veja como:


3) Crie um número artístico, envolvendo a dança por exemplo, a partir da análise da tela:


4) O MAIS INTERESSANTE: descobri essa animação feita numa parceria entre Walt Disney e Salvador Dali. É linda e faz referências a diversas obras do artísta. E é um ótimo ponto de partida para diversas atividades artísticas...


Quer saber mais sobre Salvador Dali?

Sugiro essa reportagem da Revista Ciência Hoje das Crianças
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/as-pinceladas-de-dali/

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: