quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Atividades com medidas de tempo: Aniversário

Costumamos deixar as unidades de medida para trabalhar no final do ano. Mas eu costumo explorar esse tema de forma integrada durante todo o ano letivo. Um bom momento para explorar as medidas de tempo é o aniversário das crianças.

1º) DIA DO ANIVERSÁRIO:
Comece pesquisando o dia do nascimento dos alunos. Pode ser uma tarefa de casa, OU pesquisar na certidão de nascimento.

2º) RECONHECER DIA, MÊS e ANO: 
Esses são três conceitos distintos que precisam ser construídos com as crianças de forma lúdica e concreta através de diversas atividades (outro post).

3º) LOCALIZAR NO CALENDÁRIO:
Reconhecer os meses do ano é muito importante para conseguir marcar no calendário o dia do seu aniversário.

4º) EXPLORAR AS NOÇÕES DE TEMPO:
Criar situações matemáticas em que os alunos tenham que utilizar conhecimentos matemáticos para responder: Que dia é hoje? Quando faço aniversário? Meu aniversário já passou? Quanto tempo falta para o meu aniversário?
Fazer esses questionamentos de forma individual e coletiva, localizando, por exemplo, o aniversário do professor e calculando quando tempo falta até ele.

5º) CARTAZ DOS ANIVERSÁRIOS:
Através de uma construção coletiva, cada um decora sua ficha para compor o cartaz da turma. Explorar as noções de tempo passado e futuro, a ordem cronológica dos meses, etc.

6º) FESTA:
Organizar uma comemoração para os aniversariantes de um período (bimestre, trimestre, semestre). Cada aluno pode levar uma guloseima ou as 'comidinhas' podem ser feitas na cozinha da escola: bolo, docinhos, suco, etc. Essa é uma atividade para explorar outras medidas.

7º) BRINCADEIRAS:
Há inúmeros jogos online. Eu já sugeri aqui no Bloguinfo o Cake Master, uma simulação de festa virtual. É bem divertido e explora habilidades básicas de lateralidade, motricidade fina, ... #FICADICA: http://clickjogos.uol.com.br/jogos/cake-master/

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: