quinta-feira, 2 de maio de 2013

A atenção humana dura 2,8 segundos

Você já pensou nisso?

Será que a atenção do ser humano já está menor que a de um peixinho???

A divulgou um texto da Débora Nogueira que trata do futuro da informação. Segundo pesquisas realizadas pelo Statistic Brain a atenção média humana era de 12 segundos no ano 2000. Uma pesquisa recente mostrou que a atenção de um adulto é atualmente de 2,8 segundos, enquanto a do peixe é de 9 segundos. Outra pesquisa é ainda mais categórica: define que um ser humano consegue se concentrar sem se distrair por apenas 8 segundos. Deu para perceber? Nós realmente já temos a atenção (bem) menor que a de um peixinho dourado, animal muito menos complexo que o ser humano (mas que não usa smartphone no fundo do mar).

Uma pesquisa recente mostrou que 25% dos adolescentes esquecem informações importantes sobre amigos próximos ou parentes. Eu pergunto: serão só os adolescentes?

A jornalista Débora Nogueira levantou os dados para falar sobre a produção de conteúdo, o modo como as pessoas interagem com a informação, e  no que está se tornando o jornalismo. Ficou interessado? Leia mais aqui: colunas.revistagalileu.globo.com/colunistas/2013/04/30/o-futuro-da-informacao-ou-pode-me-chamar-de-dori/ Vale muito a pena!

Imagem em http://sr.photos2.fotosearch.com/bthumb/CSP/CSP438/k4383622.jpg

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: