quarta-feira, 25 de maio de 2016

Por que usar Minecraft na educação?

Produzido por Sintian Schmidt

Não é só porque está na moda, ou porque as crianças adoram. Minecraft tem muito a ensinar, mesmo sem a clara intenção de fazer isso. Ele oferece possibilidades criativas, sociais e educacionais, acredita? Então tire uns minutos para conhecer o jogo e observe... Há leitura, escrita, matemática, ciências, história, arte,... É muito conhecimento envolvido! Ele só não é sistematizado como na escola, e é por isso que tudo é tão interessante ;-)

A escola pode fazer algumas associações entre o que acontece no jogo e a vida real. Por exemplo, como forjamos metais? Existem biomas semelhantes no nosso planeta? Onde se localizam? Peça para as crianças elaborarem suas perguntas. As curiosidades podem gerar grandes projetos de aprendizagem :-)

Um aspecto importante do jogo é que há modos diferentes de jogar. O meu preferido é o CRIATIVE, onde o jogador cria o seu mundo, com liberdade e muita imaginação. O preferido dos meus alunos é o SURVIVAL, onde o foco é a sobrevivência e o jogador precisa extrair recursos do mundo a sua volta, como madeira, pedra e ferro, para construir, se equipar e se armar até conquistar seu espaço. Existem outros modos, como o ADVENTURE e o HARDCORE, que adicionam dificuldade ao jogo.

Independente da forma de jogar, os princípios são os mesmos: criar um mundo com os elementos disponíveis, habitá-lo e sobreviver. Como na vida real!
E na escola?

Podemos simular no jogo situações de aprendizagem ou usar situações do jogo na sala de aula (é o que eu estou fazendo). Como construir as pirâmides do Egito. Ou fazer uma experiência científica para forjar metais, imitando o jogo.

Podemos usar vídeos e animações produzidos no jogo para ilustrar situações de ensino. E podemos criar vídeos e animações com elementos do jogo em situações de aprendizagem. Como explicar uma sociedade feudal.

O limite é a criatividade, do professor e do aluno. Eu tenho me inspirado nas crianças, e elas estão adorando ver suas ideias em prática nas nossas aulas. É um momento lúdico de muita criatividade e cumplicidade, quando aprendemos juntos. Vale muito a pena experimentar.

Em 2014 escrevi um artigo para a revista Tecnologias na Educação sobre o tema:
Indico a leitura: 
http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art12-ano6-vol10-julho2014.pdf


LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
http://amylandisman.com/2013/10/a-homeschool-moms-guide-to-minecraft-learning/

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: