quarta-feira, 30 de março de 2016

HQ do Aedes Aegypti

Depois de fazer um diagnóstico percebi que, apesar dos meus alunos adorarem HQs, têm uma certa dificuldade em produzi-las. Por isso adaptei uma história disponível online para trabalhar produção textual. A atividade será realizada no KolourPaint, para explorar as ferramentas deste recurso. E de quebra, trataremos sobre o assunto do momento: Aedes Aegypti.

Clique na imagem para ampliar

segunda-feira, 28 de março de 2016

Conexões da Eternidade - Projeto Interdisciplinar - Parte 01

A galera do 5º ano do GG foi visitar a exposição do artista plástico caxiense Fernando Costa: CONEXÕES DA ETERNIDADE. Foi um momento único e intenso, onde experimentamos a arte pelos cinco sentidos.
— Os quadros mostram diferentes formas de ver o mundo, seja pela perspectiva do trabalho ou da natureza. E cada visitante pode ver de diferentes formas, não só enxergando. O deficiente se sente contemplado nessa mostra, é disso que a gente precisa — conta Lucas Borba, 24 anos, que é deficiente visual.
Para relembrar a experiência e apresentá-la aqueles que não tiveram a oportunidade de participar, criamos um vídeo:


Ficou interessado?
Leia mais aqui: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-tendencias/almanaque/noticia/2016/03/exposicao-conexoes-da-eternidade-abre-nesta-quinta-em-caxias-4988268.html

Conexões da Eternidade - Projeto Interdisciplinar - Parte 02

Os alunos do 5º ano visitaram a exposição CONEXÕES DA ETERNIDADE, do artista caxiense Fernando Costa. Depois de explorar as obras usando os cinco sentidos, paramos para pensar sobre o que sentimos durante a experiência.

Cada dupla criou um mapa mental, usando o GoConqr (https://www.goconqr.com/pt-BR/mapas-mentais/), para registrar suas impressões. Confira alguns resultados (clica no play para ver a animação):

quinta-feira, 24 de março de 2016

Informativos do Aedes Aegypti

Os alunos dos 4º anos estudaram em sala de aula sobre o mosquito Aedes Aegypti, e nas aulas de informática construíram um informativo, com aquilo que acharam mais importante. Foi um grande aprendizado, pois além do conteúdo, cada dupla teve que formatar seu trabalho.

Confira o resultado:


Sinais de pontuação - Kahoot

Percebi que meus alunos dos 4º e 5º anos têm algumas dificuldades com os sinais de pontuação. Por isso eles vão criar jogos para aplicar com os colegas. Mas para começar o trabalho eu criei um Quiz usando o Kahoot (já falei dele aqui).


Para acessar o jogo você precisa:

  1. Para jogar uma sessão do Kahoot, entre no link acima: https://play.kahoot.it/#/k/03245aa5-895a-467f-b590-3b48062b0789
  2. Os alunos devem entrar no seguinte endereço: https://kahoot.it/#/
  3. Após você entrar na página do jogo escolhido, clique em ‘Play’, e aparecerá um número chamado ‘Game pin’. Este número deverá ser repassado aos jogadores, que entrarão em https://kahoot.it/#/ em seus dispositivos (computador, tablet ou celular). 
  4. Assim que todos os jogadores acessarem o jogo, pode ser dado o início do jogo pelo botão ‘Start now’. 
  5. Ao final do jogo os alunos podem realizar o feedback do jogo, assim como o professor pode fazer o download do relatório de acerto dos alunos.

terça-feira, 22 de março de 2016

Direitos autorais na escola

Os meus alunos estão aprendendo respeitar os direitos autorais. Eles já sabem que quando copiamos algo da internet, devemos dar os devidos créditos. Eles estão aprendendo na prática, mas acho interessante aprofundar o debate, por isso separei alguns vídeos sobre o assunto:




::SAIBA MAIS::

PERGUNTAS FREQUENTES
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=205#ancora1

O QUE SÃO DIREITOS AUTORAIS?
http://super.abril.com.br/cultura/o-que-sao-direitos-autorais

Open curriculum alternatives to MPAA's new anti-piracy campaign for kids
https://blog.creativecommons.org/2013/09/25/open-curriculum-alternatives-to-mpaas-new-anti-piracy-campaign-for-kids/

Dia da Água - Música

Entendemos que preservar um bem tão importante quanto a água é fundamental. Por isso os alunos do primeiro ano comemoraram o Dia da Água com uma música diferente, do Marcelo Serralva. Você conhece?
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.



Olha a água
pra matar a nossa sede
pra molhar a nossa casa
pra regar as nossas plantas
pra chover de madrugada
se é pouco é uma gota
é um pingo, uma lágrima
se é muito vira rio, cachoeira, vira lago, vira mar
água que a gente tem que economizar
Olha a água
pode ser um oceano
pode ser um mar inteiro
pode ser aquele banho
que eu tomo no chuveiro
quando chove vira nuvem
e despenca lá do céu
quando cai no chão
é água pra beber pra tomar banho pra lavar
água que a gente tem que economizar
Porque senão um dia ela acaba
e então o que a gente vai fazer se não tem água
porque senão um dia a fonte seca

e o que vai ser então da nossa vida aqui na terra?

segunda-feira, 21 de março de 2016

Atividades de Páscoa para aulas de Informática

Para começar as atividades de Páscoa no Laboratório de Informática com os pequenos alunos, separei dois vídeos:



Depois de ouvir a história e conversar com elas, vamos realizar algumas atividades. Quero filmá-los contando histórias de Páscoa!

sexta-feira, 11 de março de 2016

HQ da Festa da Uva

Os pequenos se inspiraram na Festa da Uva se inspiraram na Festa da Uva para fazer algumas histórias em quadrinhos:




sexta-feira, 4 de março de 2016

Cartão para o Dia da Mulher

Fiz alguns cartões para a escola, e resolvi compartilhar aqui. O espaço é para escrever o que quiser! A mão ou no computador.

E aqui está o cartão que vamos entregar para as mulheres da escola, com um presente muito fofo! Fácil de adivinhar qual o presente?