domingo, 10 de junho de 2007

::Enciclopédia da Vida::

Retirado do blog Somos todos um

Imagine uma página eletrônica para cada ser vivo do planeta! E que todos os cidadãos do mundo possam acessar, de qualquer ponto da Terra! É este convite que abre a Enciclopédia da Vida, uma iniciativa fantástica de um pool de cientistas, pesquisadores e instituições, que inclui a MacArthur Foundation, o Field Museum, a Harvard University, o Marine Biological Laboratory, o Smithsonian, a Biodiversity Heritage Library, entre muitas outras organizações que estão capitaneando um esforço global de mobilização para criar essa mega enciclopédia wiki sobre a vida no nosso mundo.

A idéia é que nos próximos 10 anos todas as 1,8 milhões de espécies que habitam o planeta sejam classificadas, descritas, analisadas. Para cada uma, uma página na web, um retrato, com direito a foto, filme, som, imagens do seus habitat...

"A Terra", avisa o vídeo que abre a Encyclopedia of Life, "é uma teia delicada de ecosistemas que provê a base para todas as formas de vida do planeta. O mundo natural, reconfigurando-se incessantemente e num processo continuado de decadência e transformação, é, ao mesmo tempo, espantoso, sublime, brutal e extraordináriamente elegante".

Você e eu estamos convidados a participar da construção dessa "catedral da vida" e a deixar uma marca da qual possamos realmente nos orgulhar para as gerações do futuro...

Vale a pena visitar e colaborar...

Fonte: Adília Belloti
http://toquesdealma.blig.ig.com.br/

Outros posts sobre o assunto:



2 pessoas deixaram comentários!:

Anônimo disse...

Oi Sintian!
Acho que não é qualquer um que pode participar da elaboração da enciclopédia da vida... pelo que li em alguns blogs de biólogos, que vai escrever o material é gente da área e ligados universidades, museus e fundações científicas!
um beijo
Miriam

Sindy disse...

Olá Miriam
Vou pesquisar mais sobre o assunto e postarei as descobertas!
Abraços