sábado, 21 de julho de 2007

::Cinema na escola::

Poucas linguagens atraem tanto quanto as visuais. Por isso, nada mais lógico do que levá-las para a sala de aula.

Entre as minhas muitas atividades, uma que eu adoro, é a oficina de TV e Vídeo. Na última edição, trabalhamos a partir do filme 'Deu a louca na Chapuzinho'. Foi fantástico!!!

Para ver um pouco da oficina, clique aqui.

A Revista Nova Escola de maio apresentou a reportagem 'Coisa de cinema': "Alunos que escreviam só para ganhar nota se descobriram potenciais cineastas. As redações escolares se transformaram em curtas-metragens e as idéias audiovisuais ultrapassaram a sala de aula e inspiraram a escrita. Um círculo virtuoso!"

Você quer conhecer esta experiência? Clique aqui.

Agora para aprender a fazer animação com uma câmera digital, indico este vídeo, disponível no site da Revisa Nova Escola On-lin. É imperdível!

Outra dica da Revista é um reportagem antiga, Cinema une arte e informática, com o passo a passo para criar filmes usando a apresentação de slides: "Turmas de 3ª e 4ª série já podem brincar de cineasta, produzindo curtas no computador. Um projeto com vocação interdisciplinar" Para ler mais, clique aqui!

Em uma entrevista para Débora Didône, o especialista em educação a distância Frederic Litto, dia que a escola pode ganhar muito explorando o universo virtual dos jovens, na entrevista entitulada 'O mundo na tela do seus alunos'.

Outra dica interessante, de março de 2006, é a utilização de radionovelas - tão populares nesses tempos de PodCast! Mídias de ontem e de hoje despertam a turma explora linguagens contemporâneas e mostra a importância de analisar o mundo do entretenimento de forma crítica , depois de apresentar as antigas radionovelas e fotonovelas à garotada. Para ler a experiência, clique aqui.

Essas são algumas dicas. Se você tem alguma contribuição, sugestão, comentário ou crítica, deixe aqui nos COMENTÁRIOS, ok?

Outros posts sobre o assunto:



2 pessoas deixaram comentários!:

silvinha disse...

Gostei muito de suas sugestões sobre cinema,mídias e arte...
Parabéns seu blog é excelente e bem completo. bjus

Sindy disse...

Silvinha
Que bom que as dicas são úteis. Venho fazendo Oficinas de TV e Vídeo para professores desde 2005. Se quiser, podemos trocar outras idéias!
Abçs
Sintian