terça-feira, 10 de março de 2009

Atividades com o nome

Trabalhar com o nome das crianças é um ótimo ponto de partida para qualquer ano do Ensino Fundamental. Além das clássicas atividades como crachá, bingo do nome, cartaz da turma, separei uma série de atividades na internet que podem ser impressas ou adaptadas para os nomes da turma.

O material está aqui:

http://www.4shared.com/file/92079001/61052b7b/NOME_ATIVIDADES.html

Como costumo contextualizar as atividades, o ponto de partida foi o poema Nome de Gente do querido Pedro Bandeira. Apresentei o livro Cavalgando o Arco-íris (autografado na década de 80) e fizemos a leitura. Depois da leitura, cada aluno falou sobre a origem do seu nome, quem o escolheu e que outro nome teria se pudesse escolher - como na poesia.


NOME DE GENTE

Pedro Bandeira

Por que é que eu me chamo isso

e não me chamo aquilo?

Por que é que o jacaré

não se chama crocodilo?

Eu não gosto do meu nome,

não fui eu quem escolheu.

Porque se metem

com um nome que é só meu!

O nenê que vai nascer

vai chamar como o padrinho

vai chamar como o vovô,

mas ninguém vai perguntar

o que pensa o coitadinho.

Foi meu pai quem decidiu

que o meu nome fosse aquele.

Isso só seria justo

se eu escolhesse o nome dele!

Quando eu tiver um filho

não vou por nome nenhum!

Quando ele for grande

ele que procure um!


Outros posts sobre o assunto:



2 pessoas deixaram comentários!:

Iris disse...

amei suas idéias, parabéns.
bjos

Renata Machareth disse...

Olá adorei a ideia mas não pude usar está no Word 2007 e eu não o tenho no meu PC.
Vc não pode postar outra salvo em word 2003?
bjkas