quinta-feira, 23 de abril de 2009

João e Maria

Sempre é bom trabalhar com as clássicos da literatura infantil com nossos alunos. Este ano o Tapete Mágico, projeto do Programa Permanete de Estimulo à Leitura ofereceu às crianças o reencontro com João e Maria, conto dos irmãos Grimm, promovendo a leitura através do teatro e da contação de histórias.

Aproveito para destacar algumas das diversas atividades realizadas na escola pelas crianças:

>> Hora do Conto

A bibliotecária fez a contação de diferentes versões da história e explorou as diferenças entre elas.

>> Sessão Pipoca

Lembram da coleção Disquinho? Há diversas histórias disponíveis na internet - clique aqui para conferir algumas. Nós escolhemos a versão em vídeo, no YouTube, para as crianças apreciarem e ter contato com mais uma versão da história, explorando outras linguagens.



>> Tapete Mágico

Fomos assistir o espetáculo 1, 2, 3, Quero Contar, na Casa das Oficinas da antiga Estação Férrea. Apresentado pelos artistas Tina Andrighetti e Miguel Beltrami, apresentou a história de João e Maria com música e brincadeiras, trabalhando vivências de perseverança, confiança, amor e perdão. As crianças foram conduzidas por um caminho de pedrinhas, num ambiente de fantasia, e convidadas a imaginar a aventura dos personagens através das palavras.


>> Dedoches

Depois de tudo isso as crianças foram convidadas a recontar a história, criando suas próprias versões a partir de todas as informações que receberam ao longo do projeto. Em grupos, construiram um "tapete" da história, ilustrando com os cenários do conto. Depois, com os dedoches, soltaram a imaginação, brincaram bastante e apresentaram suas histórias para a turma.



Além das atividades citadas, foram realizadas tarefas em sala de aula explorando as habilidades que devem ser trabalhadas em classes de alfabetização. Clique nos links abaixo para fazer o download:

>> Atividades de alfabetização

>> Coordenação motora

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: