quarta-feira, 24 de junho de 2009

Atividades para Festa Junina 4 - Dia de São João


No dia de São João os pequenos alunos do 1º ano da profe Regina fizeram uma super festa! Com música e animação as crianças se divertiram muito e as fotos do evento vão render muitas atividades no Laboratório de Informática da escola. Como não tenho autorização dos pais para divulgar as fotos, vou descrever algumas ideias:

1) Os alunos vão escrever o nome dos colegas que aparecem nas fotos tiradas durante a festa, utilizando o editor de imagem (kolourpaint).

2) Para aqueles que ainda não reconhecem os nomes dos colegas, vamos disponibilizar as fotos e etiquetas com os nomes dos colegas. Assim é só arrastar o nome sobre a foto correspondente, utilizando a apresentação de slides (Impress).

3) Vamos trabalhar com a construção de frases. Observando as fotos os alunos vão formar frases arrastando as etiquetas com as palavras. Também é possível fazer esta atividade utilizando a escrita espontânea. Por exemplo: A MARIA EDUARDA COMEU PIPOCA.

4) Para trabalhar com o esquema corporal, fotografamos cada criança que vai desenhar uma roupa junina sobre seu corpo, usando o editor de imagem (kolourpaint).

5) Com as fotos das comidas montamos um caça-palavras. Veja abaixo:

Para fazer download do caça-palavras clique aqui.

Vale lembrar que estas atividades foram planejadas para o 1º ano do Ensino Fundamental, mas podem ser adaptadas para outras turmas, basta usar a imaginação. Essas são apenas algumas ideias... depois publicamos o resultado final.

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: