domingo, 10 de janeiro de 2010

Cartaz do Ajudante

Adorei a ideia da Greice do Cantinho Lúdico e Alternativo e já montei o cartaz dos ajudantes para minha turminha do 1º ano. As crianças adoram ajudar nas tarefas diárias da sala de aula, mas é preciso criar uma forma de organizar essa rotina.

Por isso montei esse cartaz, em tamanho A3, com as imagens disponibilizadas lá no Cantinho Lúdico e Alternativo. Vou entregar uma tira de papel, de 5x12 cm, para que cada aluno escreva seu nome. As tiras ficarão guardadas em um envelope e um nome será sorteado por dia.

As imagens servirão para orientar as responsabilidades do ajudante. Minha intensão é conversar com os pequenos, antes de expor o cartaz, sobre o que é ser um "ajudante" e o que ele deve fazer, já que meus alunos estarão pela primeira vez na escola (no nosso bairro não há creche ou escolinha maternal, então é a primeira experiência deles).

Ainda não decidi qual vou usar, mas publico aqui as duas versões:



Para fazer o download do arquivo pronto para impressão, em tamanho A3, clique aqui. Se tiver dificuldade peça ajuda aqui pelos comentários.

Outros posts sobre o assunto:



6 pessoas deixaram comentários!:

Greice Amorim disse...

Nossa Sindy, ficou ótimo, parabéns pela idéias. Fico feliz pela contribuição.
Tenha um 2010 de muitas bençãos e realizações.
Beijos
Greice

Sindy disse...

Greice,
seu blog é altamente inspirador e sempre temos que compartilhar o que é bom!
Bjks

Ana Paula Costa disse...

Sindy,

Que alegria receber sua visita, e mais ainda seu comentário.

Saiba que estou sempre te visitando e utilizando algumas das suas ideias.

Me sinto realizada em trabalhar nesta área, amo o que faço, e tenho vontade de me aperfeiçoar cada vez mais.

Sei que você é consultora pedagógica em informática educativa, professora do 2o ano e coordenadora pedagógica. Como consegue? Como dá conta? A impressão que tenho quando entro em seu blog é que está 24 horas pesquisando.

Na escola que você trabalha há um laboratório de informática? Há uma professora de informática, ou é você que orienta os professores da sala para as aulas de informática?

Qual a formação que devo buscar para ser também consultora em informática educativa?

Aguardo sua resposta e apareça sempre que quiser.

rayane disse...

olá....
meu nome é rayane e estou em formaçao na area.
daqui alguns dias irei pra sala de aula pela primeira vez e estou um pouco ansiosa, e com um pouco de medo.
o que posso fazer para ficar mais tranquila?

bjo

Sindy disse...

Rayane,
se posso te dar uma dica que ajuda é planejar direitinho suas aulas. Isso deixa a gente mais tranquila na hora de entrar na sala. Mas é importante lembrar que o planejamento deve ser flexível pois imprevistos acontecem, então sempre é bom ter um plano B, C, D, hehehe no caso das coisas não sairem como o planejado!
Espero que ajude
Bjks
Sintian

Sindy disse...

Oi Ana Paula

Quantas perguntas, garota??? hehehe

Me deixa seu email para conversarmos melhor, dai esclareço suas dúvidas, pode ser?
Mas tenha certeza que eu não fico 24h conectada hehehe
Só uso as ferramentas certas para achar o que procuro, como o Google Reader, que facilita muuuuuito minha vida!
E quanto minha formação, estou terminando a 2ª pós-graduação nessa área... muito estudo!!!

Bjinhus