segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Lapbooks: como se faz?

Criar lapbooks é simples! Basta imaginação e um pouco de organização. Por isso o segredo é PLANEJAMENTO.

Relembrando: lapbooks são pastas contendo mini livros com desenhos, figuras ou outras atividades. São feitos de pastas de papéis de arquivo, cartolina, ... você é livre para usar sua imaginação! E pode-se explorar qualquer tema. A maneira de dobrar também é livre. A ideia é desenvolver diversas atividades e ir colando no lapbook.

Para começar o trabalho com lapbooks é bom ter um passo a passo para ajudar! Mas depois os alunos podem criar suas próprias produções sozinhos :-)

1º) Escolha o TEMA do seu lapbook.

2º) Divida o tema em TÓPICOS ou ideias principais. Cada pedaço/tópico pode corresponder a um dia de aula. Este é o momento de escolher O QUE VOCÊ QUER ESTUDAR sobre o tema, a partir dos seus objetivos ou interesses da turma.

3º) Crie uma PLANILHA com três colunas para listar seus tópicos, referências e modelos de minibooks.

4º) Busque e registre REFERÊNCIAS para seu trabalho na internet, livros, revistas, etc. Explore o conteúdo disponível sobre o assunto e encontre inspiração de como trabalhar cada tópico com os alunos.

5º) Defina modelos de MINIBOOKS para cada tópico. Pense em qual é o melhor design para cada informação. Busque inspiração na internet: http://www.squidoo.com/minibooks


6º) Construa um GUIA como um modelo em branco do lapbook, com todas as suas ideias que provavelmente serão modificadas durante a execução, mas ajudarão você a não perder seu objetivo.


Veja mais em:
http://www.squidoo.com/lapbook-planning

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: