domingo, 5 de julho de 2015

Criando um FlipBook

Todo mundo já brincou disso pelo menos uma vez na vida. O Flipbook é uma coleção de imagens organizadas sequencialmente, em geral no formato de um livreto para ser folheado dando a impressão de movimento, criando uma sequência animada.

Estas histórias em movimento já divertem as pessoas há mais de um século. Antes do atual cinema, "animações" eram criadas com desenhos sequenciais que eram montados na forma de um livrinho que podia ser folheado.

Para se ter a ilusão de movimento um Flipbook deve ser folheado numa certa velocidade. Se as páginas forem passadas muito rápido as imagens serão perdidas por nossos olhos e se forem passadas muito lentamente veremos apenas uma sequencia de imagens paradas.

Isso é possível pois as imagens que vemos ficam “gravadas” em nossos olhos por uma pequena fração de segundos aproximadamente 1/25 segundos. Dessa forma, se vermos 25 imagens por segundo nosso cérebro terá a impressão movimento mesmo se tais imagens forem desenhos parados.

COMO FAZER UM FLIPBOOK?

A primeira coisa a se fazer é pensar em uma historinha. Ter a ideia já em mente é fundamental para fazer um bom Flipbook. Cada desenho deve ter uma pequena diferença do desenho anterior. Os movimentos desejados devem ser sutis, se você fizer desenhos muito diferentes seu Flipbook ficará “piscando” e não terá uma aparência legal. O ideal é usar o desenho anterior como base para se fazer o desenho seguinte. Na prática, quanto mais desenhos forem feitos melhor será o resultado final.

Veja no vídeo a seguir como fazer:



Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: