sábado, 7 de maio de 2016

Minecraft nas aulas de História

É possível dar "vida" as aulas de História no mundo virtual com o Minecraft.

O professor Jefferson Prado, de Sobradinho (DF), permitiu que seus alunos criassem cenários e objetos, a partir de blocos e imagens que se encaixam, permitindo inúmeras combinações e “dando vida” ao conteúdo estudado nas aulas. A proposta foi de que o 6º ano construísse parte da cidade de Roma e o 7º ano os engenhos de cana de açúcar, tudo conforme o conteúdo aprendido em sala. Cada grupo se reuniu para pesquisar e escrever sobre seus temas. Os alunos tiveram as aulas seguindo uma ordem: a cada duas teóricas, haveria uma prática para a criação das cidades. Ao final do projeto, os mundos iriam “duelar” entre si, para visualizarem de forma ampla toda a construção.

Conheça mais sobre o projeto no vídeo abaixo ou no link: 


Também há aulas de História prontas! Encontrei um Canal no YouTube, o Hisirious, que traz uma série camada HISTORYCRAFT. Ele foi elaborado por um aluno de Licenciatura em História, e traz dicas do jogo e muito conteúdo. Isso é bom porque os alunos aprendem História ao mesmo tempo que se inspiram para construir seus próprios cenários. Separei dois vídeos que gostei: um sobre o Egito e outro da Pré-História. Mas não dá vontade de parar de assistir! 

Conheça o canal:




PARA TER OUTRAS IDEIAS...
Sugiro o maravilhoso Adorable Chaos
http://amylandisman.com/2013/10/minecraft-history-project-ideas-and-lesson-plan/

Idéias para projetos de história com Minecraft:
  • Construir uma pirâmide - egípcia, maia ou asteca. Quais foram as diferenças entre estas pirâmides? Elas foram construídas por diferentes razões? É um tipo mais estruturalmente sólida do que outro? Que foi o maior?
  • Considere ir além de uma pirâmide de base para construir toda a cidade na história.O meu favorito é a cidade maia de Tulum, situado na beira do Mar do Caribe.
  • Construir uma cidade subterrânea. Você pode criar uma réplica das Catacumbas de Paris ou uma cidade de mineração moderna subterrânea na Austrália, onde os moradores raramente cabeça para a superfície?
  • Construir o Coliseu romano, Partenon grego ou de outra estrutura antiga. Saiba mais sobre a arquitetura desse período de tempo. Considere o download de um mod para ajudar. Compare ilustrações dos edifícios originais para imagens atuais formar Google Earth.

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: