domingo, 19 de junho de 2016

Assemblage - O mundo em silêncio

Estamos preparando assemblages com os alunos do 5º ano, partindo do livro O mundo em silêncio da escritora Helo Bacichette.

Assemblages são trabalhos artísticos de colagens com objetos e materiais tridimensionais. A assemblage é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que esta perca o seu sentido original.

Termo francês que significa "montagem", é composta de madeira, papel, tecido, pedaços de brinquedos e muitas outras coisas unidas com cola ou simplesmente por encaixe, a obra é uma forma de expressão do imaginário do autor.

Para aproximar a meninada do tema, vale levar para a sala de aula imagens de obras como as apresentadas na exposição pioneira The Art of Assemblage, organizada em 1961 no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, nos Estados Unidos. E de artistas como o italiano Alberto Bruni (1915-1995), os espanhóis Antonio Tapies e Pablo Picasso (1881-1973) e os brasileiros Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), Wesley Duke Lee (1931-2010), Nuno Ramos e Leda Catunda.


A inspiração vai partir do livro O Mundo em Silêncio  que nasceu de uma experiência de escrita compartilhada. A seis mãos. Atentos ao poder que a palavra exerce nas sociedades, Helô, Ignacio e Marô convidam os leitores a embarcarem numa mágica aventura para (re) encontrarem o prazer do convívio com a palavra, para troca de ideias e de afetos. Este livro é também uma nova forma de aproximação entre os povos do nosso continente. E, nas vozes de Lila, Iara e Rafael, abre caminho para um diálogo necessário, cada vez mais amigo e irmão.

PARA SABER MAIS:
http://novaescola.org.br/fundamental-1/assemblage-arte-reunir-objetos-diversos-contar-historias-639039.shtml

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: