sábado, 8 de outubro de 2016

Games Educativos: YouTube Gaming

O YouTube Gaming pode ser um bom aliado na educação. Criado pelo Google como uma plataforma voltada para games, eu encontrei um espaço privilegiado para pensar jogos na educação.

Além de assistir a vídeos, como no YouTube original, é possível acompanhar transmissões ao vivo de partidas e seguir os seus youtubers favoritos. A ferramenta de busca do site também foi modificada em relação ao YouTube original para atender a lógica do mundo dos games. Dessa forma, quando alguém procurar por "call", por exemplo, não encontrará entre os resultados menções à música "Call Me Maybe", da cantora Carly Rae Jepsen. No lugar, ele será levado apenas a links relacionados ao game "Call of Duty".

Junto do YouTube Gaming, o Google também lançou um novo sistema para que youtubers façam streaming de demonstrações de games. É possível compartilhar um link único da exibição. "O YouTube Gaming foi construído para ser totalmente sobre seus games e jogadores favoritos, com mais vídeos do qualquer outro lugar."

Embora seja voltado a gamers de forma ampla, com destaque para canais de grandes desenvolvedoras e jogos de apelo comercial, o portal também pode ser utilizado por professores e alunos interessados em explorar a relação entre jogos e educação.

A ferramenta de streaming, por exemplo, pode ser usada para elaborar aulas-jogo. Outra dica é incentivar os alunos a gravar vídeos e compartilhá-los na plataforma. Além disso, o YouTube Gaming já reúne diversos vídeos sobre games na sala de aula, gamificação e outros assuntos relacionados ao dia a dia de alunos e professores.

Para saber mais:
https://www.institutoclaro.org.br/blog/youtube-gaming-pode-ser-um-bom-aliado-do-educador/

http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2015/08/google-libera-youtube-gaming-o-youtube-dos-games.html

Outros posts sobre o assunto:



0 pessoas deixaram comentários!: